Principais ações:
1. Formação educativa, esportiva e cultural para crianças, adolescentes e jovens;
2. Qualificação, empreendedorismo cultural e geração de renda para mulheres, em sua maioria, arrimo de família;
3. Valorização da cultura africana e afro brasileira e às tradições religiosas ligadas à Nossa Senhora do Rosário para grupos culturais;
4. Fortalecimento de vínculos e bem estar com a Melhor Idade.
5. Comercialização dos produtos fabricados pelos membros associados ou pessoas beneficiadas com o Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário, neste Negócio Social.
“formação e valorização da cultura africana
e afrobrasileira que constituem a essência
histórica e cultural do povo mineiro.”
Suas ações estão voltadas para formação e valorização da cultura africana e afrobrasileira que constituem a essência histórica e cultural do povo mineiro, merecendo destaque o fomento dos bens culturais registrados como patrimônio imaterial de Sabará em torno de importantes manifestações culturais tais como as Guardas de Congado, Festa de Nossa Senhora do Rosário e pratos típicos em torno da gastronomia de senzala que em Sabará tem um toque especial por associar ingredientes primários e derivados da jabuticaba, ora pro nobis e banana que por sua vez movimentam intensamente os festivais gastronômicos na cidade
A ideia do negócio social nasceu, a partir do reconhecimento das ações do Ponto de Cultura/Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário em diversas comunidades de Sabará, gerando reconhecimento e certificação junto a Ministério da Cultura.
A iniciativa surgiu em 2018, co-criada pelos gestores culturais Rogério Messias e Luzinete Assis, enquanto à frente do Ponto de Cultura A Cor da Cultura e concretizada, graças ao patrocínio do Programa Parcerias Sustentáveis da Anglogold Ashanti S/A. O investimento possibilitou a estruturação do negócio e o desenvolvimento de ferramentas de comunicação para alavancar a ideia.
O impacto social, ineditismo, inovação e o desejo de alçar vôos maiores, foram fatores decisivos na escolha da empresa pelo projeto A Cor da Cultura para a fase de aceleração do negócio, em 2019.
Nosso diferencial está em alinhavar valores étnicos, culturais e ambientais ao que é produzido em pequenos empreendimentos locais, formando e fortalecendo uma rede de afro negócios sob a franquia da marca.
Os produtos da Rede A Cor da Cultura, reúne uma linha especial de artigos utilitários de segmentos variados. Evidencia, também, um novo padrão de consumo que vem crescendo no mercado e conquistando clientes no mundo, ao valorizar o “saber” e o “fazer”, como valor agregado ao produto.
Hoje, além da comercialização de produtos, o Centro de Negócios atua na:
– Produção de eventos focados na arte/cultura mineira, africana e afro brasileira;
– Formatação de projetos para escolas, atendendo às Leis 10.639/03 e 11.645/08;
– Produção de feiras;
– Realização de cursos, oficinas e workshops;
– Realização de palestras, fóruns, rodas de conversas e similares;
– Formatação de programação cultural para escolas;
– Ensaios fotográficos e produções audiovisuais;
– Cerimonial de Eventos.
OBERIONE E MESSIAS LTDA – CNPJ 14.633.422/0001-09 – Rua Dom Pedro II, 85 – Centro – CEP 34505-000 – Sabará – MG
Equipe técnica: Gestão e Produção Editorial – Rogério Messias | Audivisual, Fotografica e Publicidade – Lucas Maia.