__

CENTRO
COMUNITÁRIO
NOSSA SENHORA
DO ROSÁRIO

O Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário – CCNSR é uma Entidade Sem Fins Lucrativos, fundada em 1997, institucionalizada juridicamente em 2002, localizada no bairro Adelmolândia, Sabará, Minas Gerais. Seu principal objetivo é a promoção dos direitos humanos, da Igualdade e Equidade Racial, buscando a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários da instituição.

Principais ações:

 

1. Formação educativa, esportiva e cultural para crianças, adolescentes e jovens;

2. Qualificação, empreendedorismo cultural e geração de renda para mulheres, em sua maioria, arrimo de família;

3. Valorização da cultura africana e afro brasileira e às tradições religiosas ligadas à Nossa Senhora do Rosário para grupos culturais;

4. Fortalecimento de vínculos e bem estar com a Melhor Idade.

5. Comercialização dos produtos fabricados pelos membros associados ou pessoas beneficiadas com o Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário, neste Negócio Social.

O Centro Comunitário possui lei de utilidade pública municipal nº 1.397 – 03 de maio de 2006 e Lei de utilidade pública estadual nº 16.879 – 1º de agosto de 2007.

“formação e valorização da cultura africana
e afrobrasileira que constituem a essência
histórica e cultural do povo mineiro.”

__

ponto de
cultura
a cor da
cultura

O Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário, também é conhecido como Ponto de Cultura A Cor da Cultura (acorda cultura), integrante da Rede local de Pontos de Cultura, desde 2014, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Sabará, no âmbito do Programa Cultura Viva. Em 2018, a Instituição recebeu a certificação do Ministério da Cultura em reconhecimento das iniciativas de cunho comunitário desenvolvidas pelo Ponto de Cultura A Cor da Cultura.

Suas ações estão voltadas para formação e valorização da cultura africana e afrobrasileira que constituem a essência histórica e cultural do povo mineiro, merecendo destaque o fomento dos bens culturais registrados como patrimônio imaterial de Sabará em torno de importantes manifestações culturais tais como as Guardas de Congado, Festa de Nossa Senhora do Rosário e pratos típicos em torno da gastronomia de senzala que em Sabará tem um toque especial por associar ingredientes primários e derivados da jabuticaba, ora pro nobis e banana que por sua vez movimentam intensamente os festivais gastronômicos na cidade

anúncio

__

centro de
negócios afro
culturais a cor
da cultura

A ideia do negócio social nasceu, a partir do reconhecimento das ações do Ponto de Cultura/Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário em diversas comunidades de Sabará, gerando reconhecimento e certificação junto a Ministério da Cultura.

A iniciativa surgiu em 2018, co-criada pelos gestores culturais Rogério Messias e Luzinete Assis, enquanto à frente do Ponto de Cultura A Cor da Cultura e concretizada, graças ao patrocínio do Programa Parcerias Sustentáveis da Anglogold Ashanti S/A. O investimento possibilitou a estruturação do negócio e o desenvolvimento de ferramentas de comunicação para alavancar a ideia.

O impacto social, ineditismo, inovação e o desejo de alçar vôos maiores, foram fatores decisivos na escolha da empresa pelo projeto A Cor da Cultura para a fase de aceleração do negócio, em 2019.

Nosso diferencial está em alinhavar valores étnicos, culturais e ambientais ao que é produzido em pequenos empreendimentos locais, formando e fortalecendo uma rede de afro negócios sob a franquia da marca.

Os produtos da Rede A Cor da Cultura, reúne uma linha especial de artigos utilitários de segmentos variados. Evidencia, também, um novo padrão de consumo que vem crescendo no mercado e conquistando clientes no mundo, ao valorizar o “saber” e o “fazer”,  como valor agregado ao produto.

Hoje, além da comercialização de produtos, o Centro de Negócios atua na:

– Produção de eventos focados na arte/cultura mineira, africana e afro brasileira;

– Formatação de projetos para escolas, atendendo às Leis 10.639/03 e 11.645/08;

– Produção de feiras;

– Realização de cursos, oficinas e workshops;

– Realização de palestras, fóruns, rodas de conversas e similares;

– Formatação de programação cultural para escolas;

– Ensaios fotográficos e produções audiovisuais;

– Cerimonial de Eventos.